galinha - definitie. Wat is galinha
Diclib.com
Woordenboek ChatGPT
Voer een woord of zin in in een taal naar keuze 👆
Taal:

Vertaling en analyse van woorden door kunstmatige intelligentie ChatGPT

Op deze pagina kunt u een gedetailleerde analyse krijgen van een woord of zin, geproduceerd met behulp van de beste kunstmatige intelligentietechnologie tot nu toe:

  • hoe het woord wordt gebruikt
  • gebruiksfrequentie
  • het wordt vaker gebruikt in mondelinge of schriftelijke toespraken
  • opties voor woordvertaling
  • Gebruiksvoorbeelden (meerdere zinnen met vertaling)
  • etymologie

Wat (wie) is galinha - definitie

AVE DOMESTICADA MANTIDA POR HUMANOS PRIMARIAMENTE COMO FONTE DE ALIMENTO
Galinhas; Franga; Polha; Gallus gallus domesticus
  • Uma galinha com os seus pintainhos
  • [[Embrião]] de galinha observado no ovo.
  • MAV/USP]].

Galinha         
f.
Fêmea do galo.
Prov. dur.
Má sorte; desdita.
Mau olhado.
Pl.
Espécie de jôgo popular.
Loc. fam.
Quando as galinhas tiverem dentes, nunca.
(Do lat. gallina)
galinha         
sf (lat gallina)
1 Ornit Ave doméstica de uma das numerosas raças desenvolvidas do galobanquiva (Gallus gallus), da família dos Fasianídeos, criadas para a produção de ovos e carne, para briga de galos ou para ornamentação. Voz: cacareja, carcareja, cacareca, carcarcara, gagueia.
2 Ornit Fêmea das aves galináceas, tanto domésticas quanto silvestres.
3 Pessoa covarde.
4 pop Coisa muito boa.
5 gír Mulher (e às vezes homem) que se entrega facilmente
G.-anã: ave galinácea (Syrrhaptes paradoxus)
G.-arrepiada: V maxixe2
G.-brava: ave galinácea (Tetrao tetrix)
G.-cega: espécie de jogo popular
G.-choca: a) nome de duas plantas eritroxiláceas (Erythroxylum suberosum e E. tortuosum), também conhecidas por azougue-do-campo, cabelo-de-negro, jacaré-do-campo, mercúrio-do-campo, mercureiro; b) mulher irritadiça
G.-d’água, Ornit: ave ribeirinha de Portugal (Gallinula chloropus)
G.-da-guiné: V galinha-d’angola
G.-d’angola: ave galinácea originária da África, também conhecida por guiné. G.-da-índia: galinha-d’angola
G.-da-numídia: galinha-d’angola
G.-de-cabidela: guisado de ave feito com sangue, fígado, moela, pescoço, asas, pernas e outras miudezas
G.-de-faraó: o mesmo que abutre-do-egito. G.-do-mar, Ictiol: garoupa (Cerna gigas), taoca (Lactophrys triqueter), pescadinha, cantarilho etc
G.-do-mato: ave formicariídea (Formicarius ruficeps ruficeps)
G.-do-monte: ave européia semelhante à garça. G.-do-vizinho, Folc: certo canto de roda, infantil
G.-gorda, Folc: certo jogo infantil de pega-pega
G.-morta: a) indivíduo apático, moleirão, covarde; b) cantiga executada à viola pelos gaúchos rio-grandenses-do-sul; c) muito lucro em troca de pouco trabalho ou despesa (alusão à facilidade de preparar, ou lidar com galinha); d) Esp: em futebol, péssimo jogador
G.-pintada: galinha-d’angola. G.-verde, pej: V integralista. Cantar de galinha: acovardar-se (diz-se, nas rinhas do galo vencido)
Deitar-se com as galinhas: ir para a cama cedo
Galinha velha dá bom caldo: deve-se contar com o abrandamento trazido pela idade, para postos de sacrifício
Galinha velha não dá bom caldo: não case com mulher velha
Quando as galinhas tiverem dentes: nunca, em tempo algum.
Galinha         
Galinha e Galo são, respectivamente, a fêmea e o macho da espécie Gallus gallus domesticus de aves galiformes e fasianídeas. Os juvenis são chamados de frangos, e os filhotes, de pintos, pintinhos ou pintainhos.

Wikipedia

Galinha

Galinha e Galo são, respectivamente, a fêmea e o macho da espécie Gallus gallus domesticus de aves galiformes e fasianídeas. Os juvenis são chamados de frangos, e os filhotes, de pintos, pintinhos ou pintainhos. Estas aves possuem bico pequeno, crista carnuda, pernas escamosas e asas curtas e largas. A galinha tem uma enorme importância para o ser humano, sendo o animal doméstico mais difundido e abundante do planeta e uma das fontes de proteína mais baratas. Além de sua carne, as galinhas fornecem ovos. As penas também têm utilizações industriais. Segundo dados de 2003, há cerca de 24 bilhões de galinhas no mundo. Em alguns países da África moderna, 90% dos lares criam galinhas. As galinhas são aves omnívoras, tendo preferência por sementes e pequenos invertebrados.

As galinhas são uma importante fonte de alimento há séculos. As primeiras referências a galinhas domesticadas surgem em cerâmicas coríntias datadas do século VII a.C. A introdução desta ave como animal doméstico surgiu provavelmente na Ásia, de onde é nativo o galo-banquiva (Gallus gallus). Os humanos iniciaram a domesticação de galinhas de origem indiana com a finalidade utilizá-las em briga de galos na Ásia, África e Europa, sendo dada pouca atenção à produção de carne ou ovos. Recentes estudos genéticos apontam para múltiplas origens maternas no sudeste, leste e sul da Ásia, sendo com o clado encontrado nas Américas, Europa, Oriente Médio e África originário do subcontinente indiano.

Da Índia a galinha domesticada fez o seu caminho para a satrapia persa da Lídia no oeste da Ásia Menor; aves domésticas foram importadas para a Grécia no século V a.C. Galinhas eram conhecidas no Egito desde a Dinastia 18, como o "pássaro que dá à luz todos os dias" tendo chegado ao Egito da terra entre Síria e Sinar, Babilônia, de acordo com os anais da Tutemés III. Da Grécia Antiga, as galinhas espalharam-se pela Europa e os navegadores polinésios levaram estes animais em suas viagens de colonização pelo oceano Pacífico, incluindo a Ilha da Páscoa. A proximidade ancestral com o homem permitiu o cruzamento destinado à criação de diversas raças, adaptadas a diferentes necessidades.